Detalhamento das Notícias
30/04/2021 - 11:58

 

1° de maio - DIA DO TRABALHO

O Dia do Trabalho é celebrado em vários países em 1º de maio: Essa data está relacionada com eventos ocorridos na cidade de Chicago em 1886.

1° de maio - DIA DO TRABALHO

O Dia do Trabalho é celebrado em vários países em 1º de maio. Essa data está relacionada com eventos ocorridos na cidade de Chicago em 1886.

Desde o fim do século XIX, nos Estados Unidos da América, no Brasil e em vários outros países ocidentais, o dia 1º de maio é tido como o Dia do Trabalho ou o Dia do Trabalhador. Tal data foi escolhida em razão de uma onda de manifestações e conflitos violentos que se desencadeou a partir de uma greve geral. Essa greve paralisou os parques industriais da cidade de Chicago (EUA), no dia 1º de maio de 1886. Para compreendermos os motivos que levaram os trabalhadores a tal greve e o porquê da escolha desse dia como marco de memória, é necessário conhecer um pouco do contexto do período. Instituição do Dia do Trabalho no Brasil No caso específico do Brasil, a menção ao dia 1º de maio começou já na década de 1890, quando a República já estava instituída e começava um processo acentuado do desenvolvimento da indústria brasileira. Nas duas primeiras décadas do século XX, começaram a formar-se os movimentos de trabalhadores organizados, sobretudo em São Paulo e no Rio de janeiro. Entre esses movimentos, também figuravam ideologias como o anarcossindicalismo, de matriz italiana, e o comunismo.

O Clima e a Cultura Organizacional são dois conceitos inter-relacionados e fundamentais para a prevenção, promoção e intervenções em saúde mental no trabalho. Numa analogia com um iceberg, a parte imersa é a cultura e o clima é a parte externa/visível. Basicamente, a cultura organizacional é um sistema de concepções, normas e valores, que são consideradas certas e estão submersas na vida organizacional. E o clima organizacional é o reflexo da cultura organizacional, sendo um grupo de fatores perceptíveis e mensuráveis do ambiente organizacional. O clima organizacional expressa a percepção dos funcionários referente à organização do trabalho, que segundo a Psicodinâmica do Trabalho, teoria elaborada pelo médico e psicanalista francês Christophe Dejours, é composto por três dimensões: a organização do trabalho, as condições de trabalho e as relações de trabalho/socioprofissionais. Para a Psicodinâmica do Trabalho, tanto o equilíbrio psíquico quanto a saúde mental derivam da organização do trabalho, portanto, o trabalho pode ser tanto fonte de prazer como mediador de saúde.

A organização do trabalho inclui a divisão do trabalho e dos trabalhadores para garantir divisões das tarefas, por meio de hierarquias, controles e definições de responsabilidades. A dimensão condições de trabalho diz respeito às questões físicas, do ambiente físico e questões químicas, que afetam diretamente o corpo físico do trabalhador, podendo ocasionar lesões ou doenças físicas. E, também, aos instrumentos, equipamentos, matéria prima e suporte organizacional voltado para a remuneração, desenvolvimento de pessoal e benefícios. As relações de trabalho/socioprofissionais expressam a estrutura material, os processos produtivos e sociais e a cultura organizacional; são complexas devido a sua variabilidade, diversidade, dinâmica e a imprevisibilidade de seus componentes. Incluem as interações sociais com colegas, diferentes níveis hierárquicos, fornecedores, clientes e com os recursos disponibilizados para a execução do trabalho.

Com o olhar atento à saúde do servidor a CAPEP SAÚDE fez parceria com a Psicologia Organizacional e Psicologia Institucional da Universidade Católica se Santos - UNISANTOS - para podermos juntos trabalhar a favor da saúde dos servidores mutuários.

FERNANDES, Cláudio. "1º de maio – Dia do Trabalho"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-do-trabalho.htm. Acesso em 30 de abril de 2021. BORGO, Ana Silvia Alves. "O clima organizacional na empresa influencia a saúde do trabalhador? As interações de confiança contribuem para a construção de um ambiente solidário, empático e cooperativo, favorecendo a organização do trabalho"; Disponível em: http://saudedebate.com.br/noticias/o-clima-organizacional-na-empresa-influencia-a-saude-do-trabalhador. Acesso em 30 de abril de 2021.