Detalhamento das Notícias
07/05/2021 - 13:42

 

Psicologia e Capep Saúde

A parceria da Universidade com a Capep representa um excelente campo de desenvolvimento de projetos e pesquisas que atendam às necessidades de todos os envolvidos.

Capep Saúde do Servidor / Mutuário

As atividades de estágio são obrigatórias e práticas e é a oportunidade que o estudante tem de participar em situações reais de trabalho. O objetivo do estágio é articular o ensino e a pesquisa com experiências profissionais.  O setor público, no âmbito municipal, estadual e federal, possui um valor indispensável para o bem-estar e a harmonia social. Esse objetivo é alcançado através do empenho dos servidores que fazem a mediação entre as demandas do público e os agentes legisladores e executores. Desta forma, a parceria da Universidade com a Capep representa um excelente campo de desenvolvimento de projetos e pesquisas que atendam às necessidades de todos os envolvidos.

Qualquer trabalho na área da Psicologia Organizacional tem como ponto de partida a elaboração de um diagnóstico elaborado a partir da aplicação de diversas técnicas e instrumentos específicos. A partir desse diagnóstico inicial são propostas ações de intervenção com o objetivo de reduzir o desgaste emocional do trabalhador. Esse desgaste pode estar relacionado às condições do trabalho, às relações interpessoais vivenciadas no ambiente da organização, à forma como o trabalhador se relaciona com o seu trabalho, o sentido que o trabalho tem na vida do profissional, entre outros aspectos. Desvendar, conhecer esses fatores e aprender a lidar melhor com eles, promover mudanças externas e internas relacionadas ao trabalho podem auxiliar na saúde, no bem-estar e no clima organizacional.

Creio que essa possibilidade é muito rica para ambos (estudante e trabalhador).  Para o estudante representa a possibilidade de, sob a supervisão de um professor, colocar em prática conceitos teóricos aprendidos durante o curso. Considerando que em breve, ele estará exercendo o papel profissional para o qual foi preparado na graduação, terá a oportunidade de desenvolver atitudes e comportamentos esperados de um profissional, agindo com ética e respeito no ambiente de estágio.

Para o trabalhador, a presença do estagiário no seu local de trabalho, pode significar a oportunidade de repensar algumas práticas e posturas que podem ser a origem de sofrimento, mal-estar e desgaste emocional. Para o sucesso dessa parceria é importante que se estabeleça uma relação de confiança, considerando que o objetivo é obter resultados positivos para todos os envolvidos.

Tânia Maria Corrêa Estevaletto Macedo Docente e Supervisora de Estágios de Psicologia Organizacional e do Trabalho. Coordenadora dos Estágios do Curso de Psicologia da Universidade Católica de Santos. Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho. Mestre em Gestão de Negócios.