Detalhamento das Notícias
19/07/2021 - 12:35

 

Você Sabia que a Capep não é um plano de saúde? Então, O QUE É A CAPEP??

A Capep é uma autarquia pública municipal, que integra a administração indireta e possui autonomia administrativa e financeira em relação ao governo municipal.

Esse é o primeiro “Você Sabia”: uma série de conteúdos a respeito do funcionamento da Capep que serão veiculados nas nossas redes sociais para que você, mutuário, receba informação de qualidade e se sinta mais próximo do trabalho que é desenvolvido aqui. Afinal, a Capep é sua! VOCÊ SABIA QUE A CAPEP NÃO É UM PLANO DE SAÚDE?

A Capep é uma autarquia pública municipal, que integra a administração indireta e possui autonomia administrativa e financeira em relação ao governo municipal.

Por ser um serviço público, a Capep não possui fins lucrativos; a missão da Capep é oferecer a todos os seus mutuários assistência médica eficiente e sustentável. Os planos de saúde, por sua vez, são empresas privadas, e vão buscar captar o máximo de clientes para aumentar sua rentabilidade; além disso, nos planos de saúde a oferta de serviços médicos se dá pela contraprestação, ou seja, o comprador (cliente) paga por um produto (plano) que é comercializado pelas operadoras.

Uma importante diferença entre o funcionamento da Capep e o dos planos de saúde, é que a Capep, sendo uma autarquia pública, deve respeitar a legislação que estabelece um orçamento para receitas e despesas, havendo um limite máximo para gastos determinado pela administração municipal, e essa limitação está relacionada a contribuição recebida. Então, a Capep inicia todos os anos com um valor previamente estabelecido para custear a assistência aos mutuários.

Sendo assim, o compromisso da Capep, como órgão público municipal, é prestar aos mutuários a assistência mais ampla e com a maior qualidade possível com responsabilidade fiscal, dentro dos limites do orçamento que é disponibilizado no início de cada ano.